PROJETO Nº 2012-1-PT1-COM06-11872 1

No âmbito do projecto internacional “Comenius 2012/2014: education and culture life long learning programme”, de 11 a 16 de Maio de 2014, a ETPZP viaja até Itália para a nona e última reunião de trabalho com os parceiros do projecto.

No âmbito do Projecto internacional Comenius, alguns elementos da Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP) irão viajar, até Itália, para representar Portugal. Desta forma, de 11 a 16 de Maio, Portugal, Polónia, Inglaterra, Grécia, Itália, Lituânia, Turquia e Alemanha irão reunir-se, nas instalações do instituto Statale D’istruzione Secondaria Superiore “Gian Vincenzo Gravina” (Crotone), no sentido de desenvolverem um projeto de trabalho e de aprendizagem que visará o intercâmbio de saberes entre escolas da UE. Com o objetivo de ser produzido um e-book, alunos e professores irão realizar, após a participação em diversos workshop´s e de uma visita guiada a Crotone o nono e último capítulo do livro.

Este tipo de iniciativa é, segundo os seus participantes, “de extrema relevância uma vez que possibilita desenvolver o conhecimento e o trabalho colaborativo entre as várias comunidades educativas no que respeita a diversidade de culturas, línguas e valores. Outro ponto fulcral é o facto de os alunos regressam ao nosso país com uma enorme vontade de conhecer outras culturas e de participar, no futuro, em novas experiências internacionais”. Para além destes aspetos destaca-se por fim o facto de esta iniciativa promover a mobilidade dos alunos entre os estados membros da UE, estreitar parcerias entre escolas em projetos comuns, incentivar a aprendizagem/ ensino das línguas, ajudar os jovens a adquirir as aptidões e as competências básicas de vida, necessárias ao seu desenvolvimento pessoal, à sua futura vida profissional e a uma cidadania europeia ativa, bem como melhorar práticas de ensino.

Para além do director pedagógico da escola profissional e de uma formadora do curso de Comunicação, participará nesta iniciativa uma aluna do curso de Saúde e um aluno de Comunicação.